Saturday, July 10

Orquestra

Uma orquestra é como uma grande família. Toda a gente se conhece por dentro e por fora. Ao longo de anos, começam a ensaiar todos os dias
às 10 horas da manhã.

Reunem-se (reunimo-nos) para materializar as mais belas criações musicais e tratamos por tu os compositores mais geniais. Um grande previlégio! Uma vida repleta de beleza e bom gosto, de requinte e emoção.
Vivemos de castelos que vibram, crescem, flutuam e se espandem na sala de ensaio ao sabor de um gesto; um jardim uma floresta, um oceano, uma nuvem ou o universo nas pontas dos dedos e dos lábios, que mais rápidamente ainda se desvanescem. Tão abruptos quanto o espanto. Tão efémeros quanto um sonho. Uma quimera.

Partilhamos e partilhamo-nos. Uns com os outros e sem ninguém. Sós connosco e com o público sózinho também.

Cruelmente, é-nos exigida a perfeição... desde o primeiro ensaio, desde o primeiro minuto de ensaio. Qualquer que tenha sido a noite anterior, qualquer o humor.

Ao fim de um árduo trabalho sobre o imaginário e de inspiração muitas vezes forçada - como um prato que se repete sem apetite - deixamos a sala no escuro. Para trás fica o tempo. Para trás está tudo e na nossa frente está uma família como todas as famílias numerosas, cheias de amores, ódios e traiçães. Deixamos de ser feitos de som para voltarmos às nossas carnes e ossos. Rematerializamo-nos como humanos.

No final da semana, a nossa vida é servida na sala de concerto.

E o crítico virá para nos julgar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home