Tuesday, July 6

Curiosamente

e contrariamente ao que se possa talvez pensar, a Flauta Transversal é o instrumento de sopro que mais ar requer para a sua boa execução (excepção feita à voz).

O som é aqui criado através da passagem de ar num tubo cilíndrico e o tamanho do tubo é inversamente proporcional à altura desse mesmo som (ou frequência). Ou seja, quanto maior é o tubo, mais grave é o som e quanto maior for a pressão de ar, mais agúdo este se torna. A pressão do ar tem portanto que ser mais elevada quanto mais agudo for o instrumento e o tubo mais estreito e curto (nada que ver com castratti!...).

No caso da flauta, para além do facto de grande parte do ar nunca chegar a entrar (também nada que ver com nada) e ajudar assim, somente, numa questão tímbrica e de textura de som, a Flauta é o único dos sopros que não utiliza qualquer espécie de bocal ou palheta que venha incutir, logo à saida da boca, essa pressão ao ar... e o trabalho todo de controle dessas grandes quantidades de ar tem que ser feito ao nível do diafragma e pelos lábios... que inspirador... e nem consigo escrever mais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home