Tuesday, February 15

Havia um senhor, mestre de uma banda filarmónica que dizia:
"um músico é tanto melhor, quão melhor conseguir aldrabar".
Hoje sei que essa visão é muito simplista e até romântica, na altura fez-me muita confusão.
Mas afinal ainda hoje me encontro apoiada numa práctica que descende desse princípio. De tentar ajustar dificuldades técnicas no discurso, de forma a que estas consigam, ao meu ouvido, tornar-se inaudíveis para os ouvidos de quem me escuta. Tento aproveitar ao máximo o desiquilíbrio, tornar agradável a anomalia.
E é desta forma que consigo ultrapassar dificuldades extremas que, por vezes, apenas com demasiado tempo de maturação - anos até - desaparecem.

Sob esta óptica, a forma que dou a certas frases dependerá directamente da dificuldade pontual. Sem a dificuldade, a interpretação seria diferente, evidentemente. Mas seria ela melhor? Não estaria a fomentar a monotonia na leitura do texto musical? Afinal, até há quem defenda que o próprio rubato romântico deriva (do carácter) das exigências virtuosísticas da escrita da época...

Calculo que o estatuto de génio se atinja, quando toda e qualquer música possa ser tocada sem qualquer espécie de limitação ou inibidor musical; quando toda e qualquer inflexão dependa unicamente da escolha de determinado momento e não represente por vezes a única escapatória para fazer compreender uma determinada sucessão de notas.
Mas se a música pertence ao ser humano, de onde virão as referências para essa grande pulsação dos sons, quando tudo o que são referências históricas e culturais remetem furiosamente para o tudo o que é organismo e biologia?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home