Sunday, October 17

Os músicos portugueses são muito viajados

Os músicos portugueses são uma classe bastante viajada. Senão vejamos:
Pelo menos até há muito pouco tempo, devido à inexistência de graus académicos superiores em práctica nas escolas superiores de música - o que no fundo significa(va) a inexistência de uma qualidade superior do ensino a nível nacional - vimo-nos obrigados a emigrar para países como a França, Holanda, Inglaterra, Alemanha, E.U.A. etc.
Em seguida, ao regressar felizes à "querida" pátria, apercebemo-nos com alguma amargura de que mais valia por lá termos ficado pois não existe trabalho: o povo português, regra geral, não gosta de música erudita e orgulha-se de ter o número médio de orquestras por milhão de habitantes, mais baixo da Europa e quiçá do mundo inteiro.
Quando finalmente, e após muita procura, lá conseguimos encontrar algum trabalho, apercebemo-nos, já quase com alegria, que é necessário voltar a partir para comprar o material mesmo com que devemos trabalhar: partituras, gravações (valha-nos a net), instrumentos...

Na próxima terça-feira tenho que ir às compras a Paris... e não vejo a hora de me ir embora...!

Flamenco

...E eis que, num segundo de silêncio, surge de um canto esquerdo uma mulher.
De branco.
Uma mulher maciça e branca.
Uma jovem mulher maciça, com pequenas ondas rebentando a seus pés invisíveis.


Suas ancas opacas e redondas puxam-na inteira, num movimento deslizante da maré que a sustém, e seus braços arqueiam cegos na busca das invisíveis alavancas do tempo.

Thursday, October 14

8 de Outubro

Que me perdoe a minha querida Charlotte pelo plágio descaradíssimo, mas nesse dia acordei mesmo assim!


julio pomar
Posted by Hello


Para além de ter sido o meu aniversário, tinha assistido na noite anterior à inauguração da belíssima exposição de Júlio Pomar no C.C.B. que recomendo severamente.

Entretanto não posso deixar de desejar as maiores felicidades ao Nuninho (ainda que este post esteja atrasadíssimo por dificuldades técnicas), que festejou o aniversário logo a seguir ao meu, no dia 9, e com quem tenho o maior orgulho de partilhar o signo. Nuno, estou a morrer de saudades tuas.

Wednesday, October 6

recital em trio

Flauta, violoncelo e piano.

Trata-se do concerto de abertura do 1º Festival de Música de Câmara de Elvas,
dia 9 de Outubro às 21h30,
no Auditório do Museu da Fotografia de Elvas.

Obras de Bach, Cirri, Weber, Damase, Chopin e Mendelssohn.

Tuesday, October 5

Também há quem acredite, que certos sonhos..podem ser premunições ao negativo, em que o sonhado se revela o inverso da próxima realidade. Humm... então deve ser isso... ...É que no outro dia, no início do ensaio com uma respeitada orquestra profissional, em vez da desagradável surpresa (e tão temida noutras noites) de não encontrar as minhas partes na estante para tocar, tinha em cima da estante partes estranhas que eu nunca havia tocado antes! ... Estas - naturalmente - até já teriam e ali mesmo, sido tocadas por alguém... mas eu é que as tive que tocar a prima vista em frente a todos...!!
Tudo isto, assim à primeira vista, até pode parecer agradável ou fácil...para alguns... mas pode tornar-se um problema maior quando essas mesmas partes têm que ser tocadas por um instrumento que sobressai por entre toda a orquestra e que ainda por cima não mede mais que 31,5 cm. montado e todo metido.......